“As pessoas morrem o tempo todo”. Estou com esta frase na cabeça a duas semanas, desde que descobri, ou que finalmente aceitei a morte de uma pessoa que foi muito especial em minha vida.
Todos nós vamos morrer um dia, mas é muito difícil perder alguém que amamos. As vezes, quem perdemos é alguém muito próximo da gente, e isso nos causa uma dor imensa, as vezes a pessoa nem era tão próxima, as vezes é uma pessoa famosa, que admiramos por algum motivo...a questão é que a morte nunca é fácil de se aceitar ou de se entender, apesar de fazer parte da lei da vida.
Porque ele e não eu? Porque tão jovem? Mas ele não tinha uma saúde de ferro?...Essas são umas das perguntas que nos fazemos.
A umas semanas minha irmã chegou em casa com um livro que pegou emprestado de uma amiga, As cinco pessoas que você encontra no céu. Eu comecei a ler a alguns dias, e caiu como uma luva pra mim. O livro conta a história de Eddie, mecânico de um parque de diversões, que morre no dia do seu aniversário de 83 anos. Imerso numa rotina de trabalho e solidão, ele passou a vida se considerando um fracassado. Ao acordar no céu, encontra cinco pessoas que lhe mostram o verdadeiro valor de sua vida.
O livro nos faz lembrar que vivemos numa ampla teia de ligações e que podemos mudar o destino dos outros com pequenos gestos, pessoas que fizeram ou farão parte de nossas vidas direta ou indiretamente. Algumas frases me tocaram bastante, e eu acrescentarei algumas delas aqui.
“Nenhuma história existe isoladamente. As histórias às vezes se justapõem como azulejos numa parede, às vezes se superpõem umas às outras como pedras no leito de um rio.”
“Estamos todos ligados. Não podemos separar uma vida de outra , assim como não se separa a brisa do vento.”
“A morte não leva uma pessoa simplesmente, ela também deixa de levar uma outra, e na pequena distância que há entre ser levado e ser deixado as vidas se modificam (...)Acontece todo dia. Quando cai um raio minutos depois que você saiu de um certo lugar, ou quando despenca um avião em que você poderia estar viajando. Quando seu colega cai doente e você não. Nós achamos que essas coisas acontecem ao acaso. Mas existe um equilíbrio em tudo isso. Um murcha e outro floresce. Nascimento e morte fazem parte de um todo.”
E a frase que considero mais importante:
“Pode parecer estranho uma história começar pelo fim. Mas todos os fins são também começos. Embora, quando acontecem, não saibamos disso.”
O fim é apenas o começo.
eu concordo miga e acho q o sentido é realmente esse...o q a lagarta chama de fim a bosboleta chama de início.
ResponderExcluirbut...qdo a gente perde o chão e metade do coração vai junto com alguém que amamos acima de tudo, isso fica mais dificil de aceitar, por mais q saibamos q é verdade!
Love u