A menina não se atreveu a levantar os olhos, mas sentiu os olhares assustados prenderem-se a ela, enquanto ia puxando as palavras e exalando-as. Uma voz tocava as notas dentro dela. Este é o seu acordeão, dizia.
( A Menina que Roubava Livros.)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Hoje me dei conta

Hoje me dei conta de que as pessoas vivem a esperar por algo,e quando surge uma oportunidade se dizem confusas e despreparadas.
Sentem que não merecem, que o tempo certo ainda não chegou.
E a vida passa e os momentos se acumulam como papéis sobre uma mesa.
Estamos nos preparando para qualquer coisa, mas ainda não aprendemos a viver, a arriscar por aquilo que queremos, a sentir aquilo que sonhamos.
E assim adiamos nossas vidas por tempo indeterminado, até que a vida se encarregue de decidir por nós mesmos.
E percebemos o quanto perdemos, e o tanto que poderíamos ter evitado.
Como somos tolos em nossos pensamentos limitados, em nossas emoções contidas, em nossas ações determinadas.
O ser humano se prende em si mesmo, por medo e desconfiança, vive como coisa, num mundo de coisas.
O tempo esperado é o agora, sua consciência lhe direciona, seus sentidos lhe alertam, e suas emoções não mais são desprezadas.
Antes que tudo acabe, é preciso fazer iniciar, mesmo com dor e sofrimento, antes arriscar do que apenas sonhar
Cecília Meireles

Um comentário: